O que é Portaria Autônoma e como funciona

A Portaria Autônoma é um sistema em que os moradores fazem o atendimento, sem que seja preciso um porteiro no local. Diferente da Portaria Remota, em que há uma central de monitoramento onde operadores assumem o processo de atendimento à distância.

O controle dos moradores é feito através de um telefone/interfone instalado na entrada do condomínio. Nele, o visitante pode chamar o ramal ou o número do apartamento que deseja visitar.

A chamada é direcionada para o celular do morador. A partir de um aplicativo instalado em seu smartphone, ele pode acessar a câmera posicionada na portaria do condomínio para ver quem está falando e decidir se libera a entrada. Alternativamente, também é possível fazer isso com um interfone específico com visor, instalado na unidade.

Este talvez seja o sistema de maior economia do mercado, já que os condomínios realizam toda a gestão de acesso de visitantes e prestadores de serviço apenas com o celular. O custo fica por parte da tecnologia fornecida e instalada por uma empresa contratada.

Há também a possibilidade de fazer a liberação do acesso mesmo que o condômino não esteja em casa. Para isso, basta se comunicar com o visitante e autorizar a entrada por meio de uma chave virtual.

Quais os benefícios?

Agora vamos falar um pouco sobre os benefícios desse sistema.

A primeira vantagem a se considerar é o baixo custo de implementação. Por não se tratar de um modelo robusto, não é necessário um alto investimento para implementar o recurso no condomínio.

Outro ponto positivo é a redução de custos gerada. Com a Portaria Autônoma, o condomínio deixa de arcar com custos operacionais de portaria e recepção. Isso significa uma importante economia na folha de pagamentos e, por consequência, taxas condominiais mais baixas para os moradores.

Ainda podemos citar a fácil e rápida implementação da solução e a praticidade de uso como pontos positivos da Portaria Autônoma.

Portanto, em resumo, os benefícios da Portaria Autônoma são:

  1. Baixo custo de implementação
  2. Economia da folha salarial
  3. Fácil e rápida implementação
  4. Conforto e praticidade